sábado, 9 de outubro de 2010

Eleições no Pará

Eleição poderá ter alteração no Pará
“Fichas-sujas” – Jader e Paulo Rocha – candidatos ao Senado pedem ao STF anulação da Lei da Ficha Limpa
Pautado na Lei do Ficha Limpa, O TSE – Tribunal Superior Eleitoral – julgou inválidos os registros dos candidatos ao Senado pelo Pará, Paulo Rocha (PT) e Jader Barbalho (PMDB). Foi enviado pelo TSE ao STF, o recurso de Jader ao Supremo Tribunal Federal (STF). Por outro lado, Paulo Rocha informou que irá ingressar com ação no STF.
De acordo com a decisão do STF, poderá haver alterações nos resultados das eleições ao Senado no estado. Para driblar os processos de cassação que os tornavam inelegíveis, Jader e Rocha renunciaram seus mandatos, o primeiro no Senado em 2001 e o segundo na Câmara, em 2005.
A alteração do cenário político no Pará, com base na decisão do STF, ocorrerá de ante das somas de votos que juntos tiveram os dois senadores obtiveram na última eleição 57% dos votos válidos. Porém, se for julgado pelo STF a validade da Lei da Ficha Limpa a partir deste ano, a votação de ambos será considerada nula. Daí surge às dúvidas, de acordo com a visão de alguns cientistas políticos do Pará, poderá haver uma nova eleição ou a segunda vaga ao Senado ficará com o quarto mais votado: Marinor (PSOL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário