sábado, 9 de agosto de 2014

Assalto



AUMENTO NO PREÇO DE
ENERGIA ELÉTRICA É ABSURDO
No dia 7 de julho passado, a Rede Celpa solicitou para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) o reajuste de 37,07% no estado. No pedido, a Celpa explicou que o aumento nos custos seria por conta do baixo volume de chuvas no sudeste do Brasil: a maior parte do aumento seria para arcar com estes custos, sendo que apenas 6,16% ficaria com a empresa para investimentos em melhoria e expansão do sistema.
No dia 5, quarta-feira, a ANEEL autorizou aumento médio de 34,96% nas contas de luz dos clientes da Celpa, no Pará, Reajuste que já está sendo cobrado aos consumidores paraenses desde o dia 7, quinta-feira. Sendo que, para consumidores residenciais e de 34,95% e de 36,41% para a indústria, já é considerado como um dos maiores do país. Valores muito acima da inflação divulgada nos dois últimos anos que, em 2013, ficou abaixo de 6%.
Segundo dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos), o reajuste de 2014 é o maior desde a privatização das Centrais Elétricas do Pará (Celpa), em 1998. O Dieese informou que nesse período, as tarifas já subiram 400%, contra uma inflação estimada em 176%. O atual reajuste afeta dois milhões de unidades consumidoras de energia elétrica.
O Ministério Público Federal instaurou um procedimento para apurar o reajuste das tarifas de energia que entrou em vigor nesta quinta-feira (7) no Pará, após ser autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário