sábado, 13 de novembro de 2010

Surto

Municípios paraenses são
área de risco da dengue

Foi apresentado pelo Ministério da Saúde, no dia 11, quinta-feira, novo mapa de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, aponta que dos 15 municípios brasileiros sob o maior risco de surtos da doença, três estão na região Norte, no estado do Pará: Benevides, Marituba e Cametá, os quais devendo redobrar os cuidados de prevenção e controle de casos.
Aliás o que para o Ministério da Saúde é novidade para nós já se tornou corriqueiro. Todos sabem que vem aumentando nos últimos anos os índices dessa doença em vários municípios paraenses, inclusive em Belém que só no inicio deste mês já houve vários casos de dengue hemorrágica com óbitos. Belém foi a cidade que apresentou o maior número de mortes por dengue. Oito pessoas já morreram vítimas da doença. Belém é o município paraense com o maior número de casos confirmados de dengue: 1544
Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, este ano já morreram no Pará 15 pessoas de infectadas pela dengue, Este é resultado de um balanço divulgado ontem, 12, que registrou do inicio deste ano até o inicio de novembro 6.947 casos da doença no Pará. Desse total, 178 casos foram de dengue com complicação, 91 casos de dengue hemorrágica e 6.673 casos de dengue clássica.A Sespa divulgou, ainda, a relação de 32 municípios paraenses que apresentam risco muito alto para a dengue. Belém não aparece nesta lista. A coordenadora de Vigilância à Saúde da Sespa, Ana Helfer, informou que continuará monitorando os municípios que estão em situação de risco de ter epidemia de dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário