terça-feira, 13 de novembro de 2012

Protesto



Protesto contra secretário
da Sepof interdita ruas
Manifestantes do Movimento Transparência Belém (MTB) promoveram ato público contra o titular da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), Sérgio Bacury. O protesto ocorreu ontem, 12, pela manhã. A Rua Boaventura da Silva, ao lado da sede da secretaria, foi totalmente isolada impedindo o trânsito de veiculo por algumas horas.
O presidente do MTB, Márcio Ponte, organizador da manifestação, diz que o secretário deve explicações quanto à sua última gestão no Conselho Regional de Economia (Corecon), na qual teria deixado um "rombo" de R$ 136,9 mil, entre os anos de 2008 e 2009, sem nenhuma prestação de contas.
"Vivemos um momento em que não é mais possível esse tipo de postura, principalmente, a quem está em um cargo público tão importante para o Estado", criticou Ponte, referindo-se a Bacury. O coordenador do MTB disse ainda que o secretário é candidato à presidente do Corecon mais uma vez, depois de ter presidido a entidade por três vezes. Não podemos deixar que esse tipo de postura se repita. Além do mais, ele está usando a posição dele como secretário para influenciar na eleição dentro do Conselho", declarou Ponte. Ele também acusa o secretário de contratar parentes na Sepof.
De acordo com o coordenador, é a primeira manifestação pública do MPT, entidade inspirada na Organização Não-governamental Transparência Brasil, hoje tida como referência para informações sobre gestão pública e dados sobre gestores públicos no País. "Queremos que Belém também seja fiscalizada. Estamos em um novo momento e, inclusive, trocando de prefeito. Não podemos continuar repetindo os mesmos erros e mantendo o Estado e o município longe da transparência administrativa e do controle da sociedade", argumenta Ponte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário