quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cidadania



Serviço de cartório será
atendido em hospital
Deste a quarta-feira, 14, rodas as crianças nascidas ba naternodade do Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, terão a emissão de certidão de nascimento. A inauguração do cartório nas depedência do Hospital acontece dia 14 com uma solenidade prestigiada por representes da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), do Cartório Givaldo Araújo, líderes comunitários e servidores do Hospital.
Na oportunidade, a diretora do HRAS, Vera Cecim, falou que a prestação deste serviço seria mais um desafio vencido no distrito de Icoaraci.
Ela também agradeceu o empenho da equipe da obstetrícia e de todos que trabalham em prol do Hospital Amigo da Criança. “Este cartório é mais um critério que pontuamos para nos tornarmos um Hospital Amigo da Criança, e brevemente, ganharemos esse titulo”, disse Vera Cecim. E continuou: “Agora, os nossos bebês já nascem com sua certidão de nascimento nas mãos”.
Em suas palavras, Cecim agradeceu o empenho da equipe da obstetrícia e de todos que trabalham em prol do Hospital Amigo da Criança. “Este cartório é mais um critério que pontuamos para nos tornarmos um Hospital Amigo da Criança, e brevemente, ganharemos esse titulo”; garante Vera Cecim.
“Estamos há três anos nessa luta tentando implantar o cartório no Hospital Abelardo Santos, pois é um pré- requisito para sermos um Hospital Amigo da Criança, e hoje foi o grande dia. Foi lindo ver a mãe e o pai tirando a certidão de nascimento do seu bebê, isso foi um grande marco e é motivo de grande alegria proporcionar o direito à cidadania ao bebê”; falou emocianada Luzia Ribeiro Santana, enfermeira e coordenadora da maternidade. "O serviço é uma vitória"; comemorou Santana.
De acordo com Maysa dos Anjos de Almeida, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Sejudh, com essas medidas é possível combater ou até mesmo erradicar o sub-registro que mantém crianças de zero a dez anos sem registro de nascimento. “Isso impacta na vida do cidadão, uma vez que sem o registro ele não conseguirá ter acesso à escola e a outros serviços sociais, ou seja, não terá acesso à cidadania”, explica.
O tabelião Givaldo Araújo falou da importância da parceria com o HRAS. “Essa é a nossa missão como oficial do cartório e o nosso objetivo nessa parceria com o Hospital Abelardo Santos. Esse convênio é a efetivação de um pedido da corregedora de Justiça, Dahil Paraense, além de ser uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que está preocupado em vencer o sub-registro no Brasil inteiro”, contou.
Wenderson Felipe Silva dos Santos, que nasceu no dia 12 de novembro de 2012 foi o primeiro recém-nascido a ser registrado no cartório.
“Antes tínhamos que sair para procurar onde tirar o registro, já tinha vindo à urgência do hospital e vi que melhorou bastante. Agora, vim ter meu bebê aqui na maternidade e já saio com o registro de nascimento dele. Isso é bom demais, estou muito satisfeita com o tratamento que estou recebendo no hospital”; agradeceu a mãe do pequeno Wanderson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário