quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Futuro promissor



Jovens são beneficiados em Marabá
Jovens do município de Marabá estão sendo assistidos com o curso Jovens Profissionais do Futuro, projeto desenvolvido pela Estação Conhecimento de Marabá em parceria com a ONG Rede Cidadã, que já beneficiou cerca de 500 jovens residentes no município. A coordenadora do projeto, Lady de Oliveira, falou sobre o objetivo da iniciativa. "O Jovens Profissionais do Futuro, como bem explica o nome, tem por finalidade contribuir com a formação de jovens para que ingressem no mercado de trabalho cada vez mais preparados. Ao logo do curso, eles aprendem importantes lições sobre empregabilidade e também sobre comportamento e convivência". O curso é divido em três módulos e prossegue até o próximo dia 23 de novembro, com aulas pela manhã e à tarde para três turmas diferentes.
No curso é constituído de vários projetos, inclusive os aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de Marabá, e recebem financiamentos da Vale pela Fundação Vale ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Esta iniciativa teve sua primeira turma em maio deste ano Iniciado em maio deste ano, o "Jovens Profissionais do Futuro" está na sua última turma formada por cerca de 90 jovens, residentes do bairro São Félix. Ao todo, o projeto já passou por todos os bairros de Marabá, formando cerca de 20 turmas, beneficiando aproximadamente 500 jovens do município na faixa etária de 14 a 18 anos, que são assistidos com o primeiro emprego.
O curso é composto de vários módulos, No primeiro, são apresentadas aulas sobre comportamento, incluindo noções de marketing pessoal, planejamento financeiro e organização produtiva do tempo, além de dicas sobre elaboração de currículo. Quando entram para o segundo módulo são administradas aulas sobre convivências na família, com a comunidade e no trabalho. No terceiro módulo, os alunos recebem aulas de conhecimentos sobre empresa e organização corporativa, com aplicações de pesquisa de mercado na região onde estão inseridos para conhecerem a realidade local sobre oportunidades de emprego. Também, neste módulo, eles já estão atuando no mercado de trabalho e indicados para darem palestras motivacionais, além de orientações de como elaborar currículo e como se comportar em entrevista de emprego. No curso, os jovens aprendem a elaborar projetos que possam contribuir com a melhoria de seu bairro, aumentando sua oportunidade de trabalho, emprego e renda família, e com futuro promissor para exercer uma profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário