terça-feira, 28 de agosto de 2012

Coluna O DESTAQUE


SUSTENTABILIDADE
O 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade acontece em Belém, no Hangar, reunindo os nomes mais importantes de contabilistas do país, para discutir o desenvolvimento sustentável. O evento trouxe nomes importantes da política internacional como o ex-presidente norte-americano Bill Clinton que, no primeiro dia da programação, segunda-feira, 27, falou sobre a interdependência global e os desafios da globalização, tendo como foco central a sustentabilidade. Também, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva esteve presente participando do Fórum Nacional da Mulher Contabilista.
Na noite de abertura, no domingo, 26, Fafá de Belém cantou o Hino Nacional e o cantor Fágner homenageou o ganhador da Medalha "Mérito Contábil João Lyra", o contador José Martonio Alves Coelho, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). Ainda estiverem presentes, o governador do Estado, Simão Jatene, e o prefeito de Belém, Duciomar Costa.

CONDENADO
Na segunda-feira, 27, O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (RJ) condenou o procurador de Justiça Elio Gitelman Fischberg a mais de três anos de reclusão, em regime aberto, e decretou a perda da função pública por ter falsificado a assinatura de integrantes do Ministério Público Estadual (MPE). Mas, a pena foi substituída por duas medidas restritivas de direito: prestação de serviços à comunidade e o pagamento de R$ 300 mil ao Instituto Nacional do Câncer (Inca). De acordo com a denúncia, Elio Fischberg falsificou a assinatura de membros do MPE, certificando o arquivamento de três inquéritos civis envolvendo Eduardo Cunha, atualmente deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro.

OPORTUNIDADES
O sistema de cotas da Universidade Federal do Pará passará a contemplar, a partir do Processo Seletivo 2013, as comunidades quilombolas, com acréscimo de duas vagas para cada curso de graduação. A decisão foi aprovada na segunda-feira (27) em reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPA), o qual também mantém a reserva de, no mínimo, 50% das vagas aos estudantes egressos da escola pública, além das cotas para negros, a criação de vagas para pessoas com deficiência e para povos indígenas.
O edital do Processo Seletivo 2013 também foi colocado em apreciação do Conselho. A expectativa de aumento do número de vagas é de cerca de 10% em relação ao PS 2012. Também foi discutido a flexibilização de 450 vagas para cursos nos Campi de Cametá e de Tucuruí e a proposta de adiamento da data da prova da UFPA, marcada para o dia 9 de dezembro, a qual corresponde à  segunda fase do Processo Seletivo.
A primeira fase da seleção ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro, com a aplicação das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os conselheiros do Consepe decidiram adiar por 15 dias a aprovação do Edital do PS 2013, o que não altera o cronograma para o próximo vestibular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário