sábado, 22 de outubro de 2011

Acusação

Família de criança acusa

PSM da 14 de negligência

A morte de um garoto de 12 anos no Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (PSM da 14) trouxe revolta e desespero aos familiares da vítima. Demison Conceição deu entrada na unidade às 19h30 da última quinta-feira sentindo leves dores abdominais, após ter caído de bicicleta. Porém, às 3h10 da madrugada de ontem, ele foi declarado morto, com causa do falecimento ainda desconhecida.
Segundo familiares, ele estava consciente e aparentemente bem, por isso a surpresa quando o médico José Rui Salgado, plantonista do período, informou que ele seria levado à sala de cirurgia. “Ele fez um raio-x e uma tomografia e disse que havia uma mancha no abdômen do meu filho. Primeiro ele achou que fosse ar retido entre órgãos, depois disse que uma parte do intestino tinha se rompido e havia fezes no estômago”, explicou o irmão da vítima Ayrton Machado.
Já era madrugada quando o procedimento foi encerrado. Ao deixarem o local, a equipe médica afirmou que tudo havia corrido bem e em breve, quando passasse o efeito da anestesia, Andrey acordaria. Mas não foi o que ocorreu. Minutos depois, estranhando a imobilidade e aparência física do garoto, Andrea, mãe da vítima, procurou uma médica, que ao tocar nele verificou a ausência de pulso.
“Ela disse que ele estava morto há meia hora. O meu filho já tinha morrido e eles continuavam dando soro pra ele. Que cirurgia bem sucedida é essa que uma criança sai da sala e não acorda mais?”, questionou Andrea. Além de duvidar da necessidade do procedimento, ela ainda questiona o fato de a equipe médica não ter feito exame pré-operatório.
Inconformados, familiares e amigos aguardavam ontem pela manhã em frente ao PSM à remoção do corpo de Andrey para o Instituto Medico Legal (IML), onde será feita uma autópsia para atestar a causa da morte. “Vou procurar a Justiça. É uma dor que não vai sumir, mas alguém tem que responder pelo erro”, disse, ainda emocionada. Um boletim de ocorrência foi registrado no posto policial anexo ao PSM da 14 de Março e direcionado à Seccional de Polícia do bairro do Marco. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário