segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sonegador

JADER É ACUSADO DE
SONEGAR IMPOSTO


Barrado pela lei da Ficha Limpa nas últimas eleições, quando disputou o Senado, o ex-deputado Jader Barbalho (PMDB) ainda tem contas a prestar à Justiça. O político paraense que já teve seu nome envolvido em escândalos na Sudam, e chegou a ser algemado e preso Polícia Federal, é acusado de sonegar Imposto de Renda. Segundos dados da Receita Federal, Jader deveria pelo menos R$ 2,8 milhões ao Fisco.
O crime teria sido cometido entre 1977 e 2000. Na época Jader era Senador. Segundo auditores, ele teria usado uma série de artifícios para deixar de recolher o IR. Um deles seria a venda simulada de gado para justificar seus rendimentos.
A autuação da Receita levou a Procuradoria Geral República (PGR) a denunciá-lo por sonegação fiscal. ele tenta anular a cobrança na Justiça.
O ex-deputado Jader Barbalho tentou evitar que o caso fosse ao Ministério Público Federal (MPF). No primeiro recurso feito por Jader apresentado no ano de 2003 a Receita Federal do Pará, ele conseguiu anular parte da autuação. Não satisfeito recorreu de novo. Em brasília, mais uma vez conseguiu reduzir o débito. Em 2007, encerradas as instâncias administrativas, a Receitar mandou inscrever o nome de Jader Fontenelle Barbalho na dívida ativa da União.
Foi então que o já eleito deputado recorreu a Justiça. Queria trancar o processo para impedir a cobrança judicial do débito e ainda evitar que o caso fosse remetido ao Ministério Público Federal (MPF) a quem caberia cuidar da parte penal. Ou seja, além da cobrança da multa feita pela União, Jader poderia ser acusado por sonegação, cuja punição é cadeia. A Justiça Federal rejeitou o pedido.
Matéria extraída de: http://www.congressoemfoco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário