quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Hidrelétrica

LIBERADO PELO IBAMA O CANTEIRO
DE OBRAS DA USINA DE BELO MONTE

O consórcio Norte Energia, responsável pela obra da hifreletrica de Belo Monte, recebeu sinal verde nesta quartas-feira, 26, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis (IBAMA), para implantar a infraestrutura necesária para a instalação do canteiro de obras do empreendimento.
Chmada de "autorização de supressão de vegetação", assinada pelo presidente substituto do Ibama, Améico Ribeiro Tunes, a licença foi emitida antes do prazo limite previsto pelo ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, que contava com essa liberação até a primeira quinzena do mês de fevereiro. Com ela o consórcio poderá fazer todo o procedimento de acampamento, canteiro industrial e área de estoque de solo e madeira.
A autorização vale por 360 dias, a contar a partir desta quarta-feira, e estabelece uma série de condições que deverão serem observadas pelos empreendedores, sob o risco do cancelamento da licença que permite a supressão de 238,1 hectares de vegetação deste total 64,5 hectares estão em Área de Preservação Permanente (APP).
Dentre as condições, o Ibama proíbe o uso de fogos e produtos quimicos de qualquer espécie para eliminação da vegetação, além do depósito do material orindo da supressão de vegetação em aterros e manacial hidricos. O consórcio somente poderá executar a intervenção nas áreas adquiridas ou com permissão do proprietário. Ainda como medida compensatória pelo desmatamento em APP, o consórcio terá de recuperar 64,5 de hectares na área de influência do empreendimento dentro dos 360 dias, prazo de validade da autorização.
Leiloada em abril do ano passado, a usina que será construída no Rio Xingu terá capacidade máxima de produção de 11.233 megawats (MW) de enérgia. A produção média, entretanto, será bem amis baixa de 4.571 MW. A hidrelétrica deverá funcionar em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário