sábado, 29 de janeiro de 2011

Tragédia

CONSTRUÇÃO DE 35
ANDADRES DESABA
EM BELÉM-PA

Agora a pouco, em Belém, um prédio em consrução de 35 andares desaba ceifando dezenas de vítimas. Localizado na rua 03 de Maio, entre as Avenidas Govenador Malcher e Magalhães Barata, área nobre da Capital Paraense. a obra desmoronou causando muitos transtorno nas imediações.
O perigo na quadra ainda é constante, já que moradores ouviram um estrondo às proximidades. Por segurança, residencias foram evacuadas devido correrem perigo de cairem.
O local foi isolado e já conta com presença da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, ambulância do Samur e Cruz vermelha que estão com pessoal trabalhando a procura de vitimas e sobreviventes.
Automoveis que estavam as proximidades foram soterrados e a área está sem luz elétrica, pois com a queda da construção foram atingios fios e postes.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Hidrelétrica

LIBERADO PELO IBAMA O CANTEIRO
DE OBRAS DA USINA DE BELO MONTE

O consórcio Norte Energia, responsável pela obra da hifreletrica de Belo Monte, recebeu sinal verde nesta quartas-feira, 26, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis (IBAMA), para implantar a infraestrutura necesária para a instalação do canteiro de obras do empreendimento.
Chmada de "autorização de supressão de vegetação", assinada pelo presidente substituto do Ibama, Améico Ribeiro Tunes, a licença foi emitida antes do prazo limite previsto pelo ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, que contava com essa liberação até a primeira quinzena do mês de fevereiro. Com ela o consórcio poderá fazer todo o procedimento de acampamento, canteiro industrial e área de estoque de solo e madeira.
A autorização vale por 360 dias, a contar a partir desta quarta-feira, e estabelece uma série de condições que deverão serem observadas pelos empreendedores, sob o risco do cancelamento da licença que permite a supressão de 238,1 hectares de vegetação deste total 64,5 hectares estão em Área de Preservação Permanente (APP).
Dentre as condições, o Ibama proíbe o uso de fogos e produtos quimicos de qualquer espécie para eliminação da vegetação, além do depósito do material orindo da supressão de vegetação em aterros e manacial hidricos. O consórcio somente poderá executar a intervenção nas áreas adquiridas ou com permissão do proprietário. Ainda como medida compensatória pelo desmatamento em APP, o consórcio terá de recuperar 64,5 de hectares na área de influência do empreendimento dentro dos 360 dias, prazo de validade da autorização.
Leiloada em abril do ano passado, a usina que será construída no Rio Xingu terá capacidade máxima de produção de 11.233 megawats (MW) de enérgia. A produção média, entretanto, será bem amis baixa de 4.571 MW. A hidrelétrica deverá funcionar em 2015.

Apoio

Alcoa procurou Jatene
solicitando apoio aJuriti

Nesta segunda-feira, 24, o presidente da Alcoa Latin América & Caribbean, Franklin Feber, foi recebido no Palácio dos Despachos pelo Governador Simão Jatene para tratar assunto de interesse da empresa que solicitou apoio do Governo para conseguir benéfícios a Juriti, município localizado no Oeste do Pará.
A Alcoa está a quase cinco anos no setor mineral paraense e, neste ano, pretende alcançar alguns projetos, porém precisa que o Governo dê apoio logístico e, princiaplmente, a enérgia elétrica que um fator que irá alavancar benefícios e melhorias para a região que segundo Jatene, este problema poderá ter duas opções: podendo ser puxado o linhão da mergem esquerda por cima do rio Amazonas ou oriunda de Itaituba, município da região.
A empresa trabalha com a extração de bauxita e tem projetos que poderá ampliar a sua área de atuação no Estado. Hoje, a Alcoa emprega diretamente 1,5 mil pessoas, sendo que 70% delas são paraenses. Com isso, vem gerando uma média de 10 mil empregos indiretos, causando um grande impacto a vários municípios da região do Oeste do Pará.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sonegador

JADER É ACUSADO DE
SONEGAR IMPOSTO


Barrado pela lei da Ficha Limpa nas últimas eleições, quando disputou o Senado, o ex-deputado Jader Barbalho (PMDB) ainda tem contas a prestar à Justiça. O político paraense que já teve seu nome envolvido em escândalos na Sudam, e chegou a ser algemado e preso Polícia Federal, é acusado de sonegar Imposto de Renda. Segundos dados da Receita Federal, Jader deveria pelo menos R$ 2,8 milhões ao Fisco.
O crime teria sido cometido entre 1977 e 2000. Na época Jader era Senador. Segundo auditores, ele teria usado uma série de artifícios para deixar de recolher o IR. Um deles seria a venda simulada de gado para justificar seus rendimentos.
A autuação da Receita levou a Procuradoria Geral República (PGR) a denunciá-lo por sonegação fiscal. ele tenta anular a cobrança na Justiça.
O ex-deputado Jader Barbalho tentou evitar que o caso fosse ao Ministério Público Federal (MPF). No primeiro recurso feito por Jader apresentado no ano de 2003 a Receita Federal do Pará, ele conseguiu anular parte da autuação. Não satisfeito recorreu de novo. Em brasília, mais uma vez conseguiu reduzir o débito. Em 2007, encerradas as instâncias administrativas, a Receitar mandou inscrever o nome de Jader Fontenelle Barbalho na dívida ativa da União.
Foi então que o já eleito deputado recorreu a Justiça. Queria trancar o processo para impedir a cobrança judicial do débito e ainda evitar que o caso fosse remetido ao Ministério Público Federal (MPF) a quem caberia cuidar da parte penal. Ou seja, além da cobrança da multa feita pela União, Jader poderia ser acusado por sonegação, cuja punição é cadeia. A Justiça Federal rejeitou o pedido.
Matéria extraída de: http://www.congressoemfoco.com.br/

domingo, 23 de janeiro de 2011

Desinteressados

DEPUTADOS PARAENSES NÃO
APRESENTAM PROJETOS NA CÂMARA

Assim como o Pará tem os deputados que mais faltaram em sessão com votação na Câmara dos deputados, também figuram na lista os parlamentares que não apresentaram um projeto na Câmara no ano de 2010. Bem, como todos sabem, o ano passado foi de eleição, assim os deputados estiveram presentes em seus "currais eleitorais" a procura de votos. Com ausência deles na Casa, o rendimento é de baixa qualidade. Com isso, eles deixam de exercer seus papeis no Congresso Nacional.
Dos 17 paraenses que representam o povo na Câmara, cinco deles não apresentaram nenhum projeto de lei. Desses, três são do PMDM: Jader Barbalho, Bel Mesquita e Asdrubal Bentes. Apenas 30 projetos de leis foram apresentados no ano de 2010.
Agora pasmem. Dos 16 anos de (quatro) mandato de Jader como deputado federal, ele apresentou apenas um projeto de lei no ano de 1982 (que está para completar 30 anos) que, de acordo com a ementa, a proposta "disciplina a mão de obra para pessoas com amis de 45 anos e determina outras providências". Porém, a matéria foi arquivada em 1983. Foi só isso mesmo, até hoje não houve mais nada. E nadica de nada... E o povo, oooooooo.

Gazeteiro 2

WLADIMIR COSTA É RECORDISTA DE
AUSÊNCIA NAS SESSÕES NA CÂMARA

A bancada do Pará, em Brasília, é o estado que tem a maioria de deputados faltosos na legislatura de 2007 a 2010. E, também, que apresentaram menos projetos em prol do povo paraense. Além de Jader Barbalho (PMDB), já mencionado em matéria neste blog, os deputados Wladimir Costa e Alcione, também do mesmo partido de Jader, foram os que mais tiveram ausência em plenário nas sessões com votação nos últimos quatro anos.
Wladimir Costa foi notícia em muitos meios de comunicação do sul do Brasil depois que o Congresso em Foco divulgou relação de faltoso na Câmara dos Deputados. Mas, infelizmente, a repercussão do nome do parlamentar só trouxe fatos negativos ao Pará. Das 130 faltas, 106 (81% delas) ficaram sem qualquer justificativa. O pior é que Wladimir foi reeleito há três meses para o terceiro mandato consecutivo e, com certeza, deverá seguir a mesma proeza (faltar nas sessões) que o colocou no ranking dos 10 deputados que mais tiveram falta sem justificar na Câmara, de acordo com levantamento do Congresso em Foco com base em informações oficiais da Câmara dos deputados.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Gazeteiro

JADER FOI O PARLAMENTAR QUE
MAIS FALTOU NA CÂMARA EM 2010
O Congresso em Foco, site especializado em política, mostra que Jader Barbalho (PMDB-PA) foi o deputado que mais faltou sem dar explicações na Câmara em 2010. O ex-deputado reconhecido como inelegível pela Lei da Ficha Limpa, em julgamento no Supemo Tribunal Federal (STF). Jader fechou seu mandato sem apresentar nenhum projeto de lei.
Levantamento feito com exclusividade pelo Congresso em Foco com base em infomações oficiais da Câmara dos Deputados mostra que o parlamentar Jader foi que mais registrou falta sem nenhum tipo de justificativa. Ele faltou em 216 sessões de votação, das 422 que ocorreram em 2010. Com este número, Jader teve um percentual de ausencia de 61,4%.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Reaproveitar

CARROS PARADOS NO COMANDO
DA PM SERÃO PERICIADOS


A sede do Comando Geral da Polícia Militar, no último dia 8, sábado, recebeu a visita do governado Simão Jatene que foi ao local verificar as dezenas de viaturas (quase cem carros e quatro lanchas) que, há mais de 3 anos, estão jogados na área de manutenção do quartel.

No local, o Governador verificou a situação dos veiculos e, de imediato, autorizou que seja realizado perícia em todos os veiculos para saber quantos deles poderão ser aproveitados para usá-los no policiamento. A pericia foi marcada para iniciar as 09h desta segunda-feira, 10.