sábado, 20 de setembro de 2014

Coluna Destaque



Assalto
No dia 28 de agosto, um carro forte da empresa de segurança Prosegur foi abordado por marginais atirando nos pneus e, depois, explodido com dinamite. Os assaltantes levaram todos os malotes com aproximadamente R$ 1 milhão de reais. O episódio aconteceu na rod PA 150, próxima a localidade de Palmares, município de Tailândia.

Envolvidos
Três suspeitos de participar do assalto à um carro forte na PA-150, próximo ao município de Tailândia, foram presos no  dia 5, em vilarejos da região, por equipes da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Polícia Civil do Pará. O delegado Evandro Araújo continua nas buscas por suspeitos no estado do Maranhão.

Prisão
O Ministério Público do Pará (MP)em operação com a Polícia Civil prendeu no dia 16, no município de Igarapé-Miri, no nordeste do Pará, nove pessoas suspeitas de participar de grupos de extermínio e fraudes em licitações da prefeitura. Entre os presos  o gestor municipal, Aílson do Amaral - “Pé de Boto”, um secretário municipal e policiais militares.

Vice assume
Após a prisão do Prefeito Pé de Boto, o Ministério Público (MP) convocou o vice-prefeito Edir Corrêa para assumir o Executivo até a conclusão do prazo de afastamento do titular do cargo. Edir Correa, em primeiro ato, providenciou a elaboração do Decreto 028/2014, disponível no site da Prefeitura: igarapemiri.pa.gov.br

Quilombolas
Foi realizado o VII Encontro da Mulher Negra Quilombola na comunidade de São Bernardino, em  Moju. Com o tema “Pelos braços da mulher negra: A força de um Quilombo”. A ideia é mostrar a força da mulher quilombola como liderança nas lutas pela titulação dos territórios quilombolas. O evento aconteceu nos dias 12, 13 e 14; foram  discutido temas como a educação quilombola, a segurança pública, a saúde quilombola e os usos das ervas medicinais, além da Marcha das Mulheres Negras de 2015.

Violência
No dia 19, moradores de Moju, no nordeste do estado, fizeram protestos interditando o Porto da Balsa clamando por segurança no município. A revolta deu-se depois da morte da estudante Carla Quaresma, 17 anos, atingida com um tiro no peito que ceifou sua vida, na noite do dia 18, dentro de sua casa por um assaltante.

Segurança
O Governo do Estado inaugurou no dia 18, em Capanema,  a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), que contará com uma equipe coordenada pela delegada Mikaella da Silva Ferreira. É mais investimento na segurança e atendimento aos casos de violência contra a mulher  no interior do Estado do Pará.

Eleições
As urnas utilizadas no dia 5 de outubro estão sendo enviadas para as zonas eleitorais de municípios do interior do Pará. Cerca de 20 mil máquinas foram disponibilizadas e a  manutenção das máquinas é feita desde janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário