domingo, 12 de junho de 2011

Juvenil depõe no MPE sobre fraude
O ex-deputado Domingos Juvenil (PMDB) prestou esclarecimentos ao Ministério Público do Estado (MPE), nesta segunda-feira, 06, sobre seu envolvimento em fraudes na Assembléia Legislativa do Pará. Domingos Juvenil respondeu a mais 50 questionamentos feitos pelo promotor Arnaldo Azevedo sobre as fraudes nas folhas de pagamento da Alepa. Após o depoimento, o ex-deputado saiu pelo estacionamento do MPE sem falar com a imprensa.
Em entrevistas aos órgãos de imprensa, o promotor de direitos constitucionais, Arnaldo Azevedo, disse que o depoimento de Juvenil foi importante para as investigações."O Juvenil disse desconhecer o que ocorria com a folha de pagamentos, pois era o setor de pessoal que cuidava disso, então era de responsabilidade de outro setor, foi o que ele me afirmou", justificou.
Arnaldo Azevedo confirmou que, por enquanto, somente três ex-funcionários da Alepa serão indiciados: Mônica Pinto (ex-chede da divisão de pessoal da Alepa), Daura Hage (ex-integrante da Comissão de Licitação da Alepa) e Semel Charone (ex-chefe da Casa Civil da presidência).
O depoimento de Juvenil é peça fundamental, já que a maior parte das falcatruas ocorreu no período em que ele era presidente da casa, de fevereiro de 2007 a fevereiro de 2011. Porém, relatos de outros envolvidos do escândalo complicam ainda mais a vida do ex-deputado.
Mônica Pinto, por exemplo, considerada testemunha chave do caso, afirma que obedecia ordens do peemedebista ao incluir funcionários fantasmas da folha de pagamento da Alepa, incluir gratificações ou majorar salários através de atos secretos. As primeiras estimativas mostram que o esquema sangrava cerca de R$ 1 milhão por mês dos cofres da Assembléia.
Também foram identificadas, durante a gestão de Juvenil, irregularidades na contratação de estagiários, em contratados para a aquisição de materiais de construção e realização de serviços, excesso de obras no prédio da Alepa e pagamento de salário ao piloto do avião do ex-deputado Jader Barbalho. O surgimento do nome de Barbalho reforça ainda mais a tese de que o ex-presidente da Assembleia tinha conhecimento de todas as falcatruas, uma vez que ele é considerado homem de confiança do cacique peemedebista, que está sem mandato por ter caído na lei do Ficha Suja. Com todas essas denúncias pesando contra Domingos Juvenil, o Ministério Público já adiantou ao jornal O LIBERAL que ele será uma das doze pessoas que serão denunciadas à Justiça pelo órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário