sexta-feira, 28 de maio de 2010

Lixão a Céu Aberto


Lixão a céu aberto em Moju
é “Cartão Postal” nota 10

Apesar de existir uma usina de Reciclagem e compostagem do lixo no município, o prefeito abriu um lixão, há quatro anos, localizado no km 4,5 da PA 150, área da Semagri; o qual já contaminou o lençou freático da região prejudicando centenas de famílias que moram na área (Sarapoí).

Esse lixão contém todos os tipos de materiais perigosos como: baterias de veículos, pilhas e baterias comuns e de celulares, embalagens de produtos químicos, tóxicos e /ou corrosivos, restos de alimentos, inclusive ossadas de animais. São vistos no local, urubus, ratos, baratas, moscas, mosquitos, formigas, entre outros.

Também, o acúmulo de lixos nas ruas da cidade são vistos em todos os bairros, dando a população o risco de contrair diversos tipos de doenças, inclusive pela falta de saneamento básico e de uma política pública que venha diminuir esses fatores.

Sabe-se que a prefeitura paga, anualmente, uma empresa (de um parente do prefeito) para coletar o lixo, a quantia de mais de R$ 1.600,000,00 (um milhão e seiscentos mil reais), ou seja, mais de de R$ 130 mil mensais.

Tratar o lixo urbano é uma questão de saúde pública e qualidade de vida. Como se vê, o lixo em Moju não é tratado de forma correta, causando com isso desequilíbrio ambiental.

Abaixo, algumas doenças que já fizeram vítimas no município de Moju, inclusive levadas a óbtos.

Hepatite infecciosa:

É uma infecção viral que atinge o fígado. Ela pode ser contraída pela ingestão de água ou alimentos ou banho em águas contaminadas.

Diarréia infantil:

A diarréia é, na realidade, um sintoma da contaminação por vários microorganismos, como amebas (que provocam a chamada disenteria amebiana), as bactérias do grupo Shigella (responsáveis pela disenteria bacilar) ou os tipos enteropatogênicos da bactéria Escherichia coli. Essa doença tem alto índice de mortalidade infantil no Brasil, principalmente nas regiões norrdeste e norte; por não terem saneamento básico.

Dengue

É uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue - 1, 2, 3 e 4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus), que picam durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que tem atividade durante a noite. Proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis etc) em qualquer coleção de água relativamente limpa (caixas d’água, cisternas, latas, pneus, cacos de vidro, vasos de plantas),etc.

Leptospirose:

Doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira ssp. O rato é o principal transmissor da doença, pela urina. Assim, os locais como esgotos e lixões a céu aberto são os mais ameaçados, pois a urina dos ratos que habitam esses locais contamina córregos e rios. Na época das chuvas, o grande perigo é o contato com alagamentos.

A bactéria penetra em lesões (ainda que microscópicas) da pele. Previne-se a doença com medidas de higiene e saneamento: eliminação do lixo a céu aberto, desratização, armazenagem correta de alimentos em locais à prova de roedores. Também se deve evitar o contato com água e lama represadas.

Mortes:

A falta de saneamento básico e o acesso à água potável são causas de problemas de saúde no município de Moju. Todos sabem que a água não potável causa risco de contaminação ao ser humano. Diante disso é grande o risco de contrair qualquer tipo de doenças.

Cuidados: Filtrar a água para beber ou fervê-la e acondicione em local adequado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário