sábado, 7 de novembro de 2009

Moju - Lixo em toda a cidade

NOS QUATRO CANTOS DE MOJU O LIXO É CARTÃO POSTAL

A população mojuense corre o risco de contrair diversos tipos de doenças causadas pela falta de saneamento básico e de uma política pública que venha diminuir esses fatores

Abaixo listamos algumas doenças que já vitimaram pessoas em nosso município, inclusive levadas a óbtos.
Hepatite infecciosa - Chamada de hepatite tipo A, é uma infecção viral que atinge o fígado. Ela pode ser contraída pela ingestão de água ou alimentos ou banho em águas contaminadas.
Febre tifóide - A bactéria Salmonella typhi penetra no aparelho digestivo junto com água e alimentos. É comum a contaminação em águas de enchentes e represadas que recebem detritos de esgotos.
Diarréia infantil - A diarréia é, na realidade, um sintoma da contaminação por vários microorganismos, como amebas (que provocam a chamada disenteria amebiana), as bactérias do grupo Shigella (responsáveis pela disenteria bacilar) ou os tipos enteropatogênicos da bactéria Escherichia coli.
O tratamento da água com cloro, que é um poderoso bactericida, amamentação materna pelo menos até os seis meses de idade, e, no caso de contaminação, a rápida reidratação com soro, podem evitar o alto índice de mortalidade por essas doenças.
Esquistossomose - Vários parasitas intestinais podem ser transmitidos pela água, como o áscaris (lombriga), ou giárdia. Em geral, essas doenças provocam cólicas abdominais e diarréia que, mesmo quando não muito intensa, pode levar ao enfraquecimento da pessoa. Causada pelo parasita Schistosoma mansoni: a pessoa infectado elimina os ovos do Schistosoma pelas fezes. Na água, esses ovos eclodem, liberando uma larva denominada miracídio, que infecta caramujos de água doce. Após quatro a seis semanas, o caramujo começa a liberar milhares de larvas chamadas de cercárias, que ficam livres nas águas. As cercárias entram no homem pela pele quando toma banho ou pesca em águas contaminadas.
Cólera - Causada pelo bacilo Vibrio cholerae. Os principais sintomas são diarréia intensa, vômitos, cãibras musculares e cólicas intestinais. A cólera é transmitida principalmente por água contaminada pelos vômitos e fezes dos doentes e, também, pode ser transmitida por alimentos crus que tiveram conta-to com essas águas.
Leptospirose - Doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira ssp. O rato é o principal transmissor da doença, pela urina. Assim, os locais com esgotos e lixões a céu aberto são os mais ameaçados, pois a urina dos ratos que habitam esses locais contamina córregos e rios. Na época das chuvas, o grande perigo é o contato com alagamentos. A bactéria penetra em lesões (ainda que microscópicas) da pele. Os casos mais graves podem evoluir para meningite ou encefalite, levando à morte. Previne-se a doença com medidas de higiene e saneamento: eliminação do lixo a céu aberto, desratização, armazenagem correta de ali-mentos em locais à prova de roedores. Também se deve evitar o contato com água e lama represadas.
Mortes:
A falta de saneamento básico e a falta de acesso à água potável são causas de problemas de saúde em nosso município. Todos sabem que a água não potável causa risco de contaminação ao ser humano.
Diante disso é grande o risco de contrair qualquer tipo de doenças.
Cuidados:
Filtrar a água para beber ou fervê-la e acondicione em local adequado.

Um comentário: