sexta-feira, 25 de abril de 2014

Notícias 02

PT + PMDB = Atados
Após reunião do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), realizada no sábado (29), foi aprovado com maioria de votos que o PT irá apoiar o PMDB nas eleições deste ano. No total, foram 249 votos contra 100. O encontro definiu a aliança em primeiro turno com o PMDB para a eleição do pré-candidato ao cargo de governo do estado Helder Barbalho, do pré-candidato ao Senado, Paulo Rocha (PT) e reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).


TJ julga ações
Desde o dia 17 de janeiro, o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) que monitora e julga ações de improbidade administrativa e de crime contra a administração pública, com a ação Meta 4, instituída durante o II Encontro Nacional do Judiciário, realizado em Belém em 2013, que determina que sejam julgados até o final de 2014 os processos de improbidade e contra a administração pública distribuídos até o final de 2012. O objetivo é dar apoio técnico-jurídico aos juízes que apreciam 103 processos penais de crime contra a administração nas 13 Varas do Fórum Criminal da capital. Desde que foi criado pela presidente do TJPA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, em julho de 2013, já foram movimentados mais de 400 processos em aproximadamente 40 Comarcas e Termos Judiciários do Estado. O trabalho já alcançou as unidades judiciárias de São Francisco do Pará, Santo Antônio do Tauá, Colares, Santa Maria do Pará, Aurora do Pará, Vigia, Salinópolis, Paragominas, Castanhal, Mãe do Rio, Dom Eliseu, Ulianópolis, Ananindeua, Abaetetuba, Marituba, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Breves, Soure, Igarapé-açu, São Sebastião da Boa Vista, Moju, Bujaru, Tomé-açu e Itaituba.

Lei obriga pintar a casa
A Lei denominada de “O Brasil é Verde e Amarelo”, que obriga o brasileiro a pintar a residência com as cores verde e amarela, para assim entrar no clima da Copa e torcer pela seleção brasileira, foi aprovada pelo Congresso Nacional. De acordo com o texto da Lei 69.666/2014-51, todo brasileiro deve pintar a parte externa de sua residência, mesmo que seja alugada, usando as cores verde e amarela, exclusivamente para o mundial de 2014. Quem não pintar a casa, será penalizado com uma multa, que pode chegar de 5 a 50 mil reais, de acordo com o valor do imóvel. Quando a Copa do Mundo terminar, o brasileiro fica livre para pintar a casa novamente com a cor anterior ou qualquer uma de preferência. Para facilitar, o governo pretende custear a tinta para os brasileiros pintarem as casas. Quem ganha até um salário mínimo deve receber o beneficio Bolsa Copa do Mundo. O dinheiro deve ser usado para comprar tinta e decoração.

Nóticias 01

Agora é lei
Acabou a mamata. Foi aprovado na Alepa por maioria dos deputados, projeto de lei 04/2014, de autoria do governo do Estado, cumprindo a exigência de instituir e disciplinar o processo de eleição direta para diretor e vice-diretor de unidade escolar da rede estadual de ensino. O deputado Megali (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa, disse que: “A responsabilidade pelas opções agora é da comunidade escolar. Isso é um avanço”.

Caos total
O acidente provocado por uma balsa que transportava 900 mil litros de óleo vegetal, ao atingir um dos pilares da ponte Moju, trouxe transtorno e confusão para a cidade de Moju e toda a região. Apesar de o transporte de travessia está sendo operado por várias balsas, a fila dos veículos de cargas (caminhões e carretas) chegam a atingir mais de 3 km pela via alça viária Moju (na cidade), causando a morte de dezenas de gados que são transportados para o porto de Conde.

Carestia em Moju   
Os especuladores e exploradores de situação estão aumentando os preços de todas as mercadorias vendidas na cidade de Moju. Exemplo disso, é a alta no material de construção civil, carne, frango, peixe, frutas e demais produtos; apesar de a travessia não onerar as despesas, pois esta é grátis aos veículos em geral. Porém, para essa situação, parece que as autoridades estão com vendas na “cara”, que nada fizeram para evitar essa situação.A iniciativa tomada pelos consumidores de Moju é fazerem suas compras na vizinha cidade de Abaetetua. Em Moju, a saca do cimento está a R$ 45 reasi. Enquanto que em Abaetetuba custa R$ 30 reais sem pagamento de frete.

Vem Ufat
A Câmara Municipal de Moju deu espaço para a discussão sobre a implantação da Universidade Federal da Amazônia Tocantins (Ufat). A audiência pública aconteceu no inicio deste mês com a presença de vereadores, professores e alunos. No próximo dia 08 de maio, acontecerá uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa, quando haverá a participação de representantes dos municípios do Baixo Tocantins,   que terão de apresentar abaixo-assinado com mais de 5 mil assinaturas.

PP - Cara nova
O Partido Progressistas - PP, em Moju, está sob nova direção. A Comissão Diretora  recebeu reestruturação com o Gutenberg Catete (ex-vereador) na presidência e o Balsa como secretário. A dupla, já experiente em organização partidária e coordenação política, promete realizar novas filiações atraindo grandes lideranças política do município e se preparar para as eleições de 2016.

Dudu, já
O PTB já oficializou no TRE a nova Comissão Provisória estadual. Reassume a presidência o ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa (Dudu), com vista nas eleições deste ano. Dudu tem pretensões de se candidatar pela legenda do partido ao governo do estado. Agora o PTB estuda aproximação de outras legendas para as coligação proporcional e majoritária.

Eleições
O clima começa a esquentar com a aparição de possíveis nomes às eleições majoritárias deste ano. O PMDB vem com Helder Barbalho, O PTB com Dudu e o PSDB (?), uma incógnita),deixa dúvidas no ar e, talvez, surpresa. Ai, ai, ai...