terça-feira, 21 de maio de 2013

Coluna 01


Traficantes presos em Abaetetuba
Em operação conjunta, as Polícias Civil e Militar, juntamente com a Ronda Tática Metropolitana (Rotconjuntaam) e Comando e Operações Especiais (COE), na tarde de hoje, 21, prenderam sete traficantes. A ação policial aconteceu no bairro de São Lourenço, em Abaetetuba, e todos os presos foram encaminhados para a delegacia local. A quantidade de drogas apreendida ainda não foi divulgada. As viaturas continuarão fazendo ronda no local e a operação policial será estendida para outros bairros e localidade de Abaetetuba.

Caixa negocia dívidas
Desde o dia 29 de abril, os clientes da Caixa Econômica Federal (CEF) que estão inadimplentes com a instituição financeira têm a oportunidade de negociar a dívida com condições especiais de pagamento. Os descontos podem chegar a 70%, dependendo do perfil da dívida, e o valor pode ser parcelado em até 12 vezes. O prazo para a negociação vai até 30 de junho nas agências. Porém, os clientes moradores da Região Metropolitana de Belém (RMB) que pretendem quitar seus débitos com a Caixa terão à disposição um espaço extra montado especialmente para esse atendimento, no primeiro andar do edifício sede do Banco, localizado na avenida Governador José Malcher, nº 2327, com o serviço funcionando sempre das 10h às 16 horas.

Municípios Verdes
Ontem, 20, no Hagar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, foi lançada a primeira campanha de combate ao desmatamento, organizada por um Estado da Amazônia: é o Programa Municípios Verdes (PMV), criado para combater o desmatamento irregular e promover o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Promovido pelo Governo do Estado, a campanha de educação e de sensibilização orienta os produtores rurais a explorar os recursos naturais de forma sustentável e dentro da legalidade. O encontro contou com a presença do governador Simão Jatene, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho que assinou a o termo de adesão da prefeitura ao programa. Ao programa já aderiram 94 dos 144 municípios paraenses. Agora, com a inclusão de Belém, o PMV deverá iniciar os trabalhos também nas áreas urbanas, tratando questões como resíduos sólidos, floristas urbanas e mobilidade.
O secretário-executivo para a coordenação do Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto, acredita que a adesão de Belém deve incentivar o interesse de outros municípios da Região Metropolitana à campanha. "A área rural de Belém é significativamente expressiva, principalmente nas ilhas. A nossa proposta é avançar no cadastro. Hoje, Belém tem 0,028% da área cadastrável cadastrada. Então, temos uma agenda grande para evoluir. Vamos articular para capacitar os fiscais para as atividades rurais nas áreas de Belém. Tenho certeza que Belém vai acabar contagiando os municípios da Região Metropolitana", disse.
Para o prefeito Zenaldo Coutinho, a adesão ao PMV é uma "realização pessoal". Ele conta que estava apressado em incluir a capital nesse "novo momento" de compreensão do meio ambiente de forma sustentável, levando em consideração a "extensa" área rural de Belém representada pelas 39 ilhas. "Temos problemas seríssimos com relação ao saneamento, lixo, cliclovias. É um olhar não somente no rural, urbano também. O olhar externo, às vezes, não enxerga pessoas, quando o meio ambiente é formado por pessoas também", discursou. "A partir de agora, com olhar rural e urbano, chamamos também a parceria do Ministério Público do Estado. Posso estar assinando um novo compromisso para consolidar o desenvolvimento e a qualidade de vida", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário