terça-feira, 28 de maio de 2013

Círio 2013



Cartaz do Círio 2013
Aproximadamente 900 mil cartazes serão confeccionados para o Círio 2013, Esta é a previsão da Diretoria da Festa de Nazaré e estudo divulgado na última segunda-feira, 27, pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconomicos do Pará (Dieese/PA). Segundo a pesquisa, de 2000 a 2013 a quantia de cartazes confeccionados somam um crescimento de 154,28%, acima de um total de 350 mil cartazes, confeccionados  em 2000, para 890 mil.
A pesquisa apontou que, na história do Círio de Nazaré, ao longo dos anos de realização da festa, o cartaz tem assumido um importante papel na apresentação da maior festa religiosa do mundo. E com isso, a procura é cada vez maior. De acordo com a diretoria da festa, o primeiro cartaz do Círio que se tem noticia foi produzido em 1882, há 130 anos.
O cartaz do Círio deste ano, deverá ser apresentado nesta quarta-feira (29) após uma missa celebrada pelo Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira, que será na praça Santuário, quando serão distribuídos os primeiros exemplares aos devotos.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Facultativo



Estado terá ponto facultativo dia 31

Em virtude do feriado de Corpus Christi, que transcorre na próxima quinta-feira (30), o governador Simão Jatene tornou facultativo o trabalho na sexta-feira (31), nos órgãos estaduais da administração direta e indireta.

O expediente facultado será compensado com o acréscimo de uma hora à jornada diária de trabalho, entre os dias 27 e 29 deste mês. Algumas áreas específicas, no entanto, não são abrangidas pelo decreto governamental.

Os órgãos da saúde, arrecadação e defesa social devem estabelecer escalas de serviço especiais para os servidores, a fim de que o atendimento à população não seja prejudicado. O decreto com a medida foi publicado nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial do Estado.

(Agência Pará)

Mandados



Polícia cumpre mandados
judiciais em Muaná
Nesta sexta-feira, 24, pela manhã, em operação conjunta com as policias Militar e Civil no município de Muaná, localizado no arquipélago do Marajó, foi realizada uma operação de repressão ao tráfico de entorpecentes. As policias foram cumprir 18 mandados judiciais, de prisão e de busca e apreensão. Na ocasião foram feitas 22 prisões em flagrante, apreendidas três armas de fogo (dois revólveres e uma arma tipo espingarda de calibre 12 preparada com tambor de ferro para tiros em repetição) e drogas como maconha, pedra de "óxi", pasta e pó de cocaína. Ainda foram apreendidos objetos usados no preparo de drogas, como balança para pesagem, além de uma TV modelo LED saqueado de balsas que navegam na região. Várias residências apontadas como ponto de tráfico foram visitadas pela policia. Um acusado com envolvimentos em assaltos na região foi preso na casa de um amigo. Depois dos procedimentos, os presos serão transferidos para unidades do Sistema Penitenciário, na Região Metropolitana de Belém. Os presos e o material apreendido foram levados para a Delegacia de Muaná, para lavratura dos procedimentos de flagrante, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para fins de tráfico de entorpecentes, e posse ilegal de arma de fogo.
Segundo o delegado Eder Mauro, coordenador da ação policial, Diretor da Divisão de Repressão a Furtos (DRFR), a operação atendeu pedidos da população da região que clamava pela realização de ações policiais para o combate ao tráfico de drogas. Também esteve à frente da operação o tenente-coronel Rosinaldo Conceição, comandante da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), junto com policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE) e apoio de embarcações comandadas por policiais do Grupamento Marítimo e Fluvial do Estado.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Azarado


Político é engolido por cobra
O Deputado Federal Flávio Soares (PT) foi engolido por uma cobra Sucuri, na manhã desta segunda-feira (13), durante um passeio no Pantanal.
O deputado estava fazendo um passeio de barco pelos pontos turísticos do Mato Grosso após acompanhar o andamento das Obras da Copa, e de acordo com testemunhas, ele bebia uísque e contava dinheiro de uma maleta, bastante feliz, quando foi surpreendido pela cobra. “Eu vi quando a cobra pegou, enrolou, e engoliu”, contou um pescador que estava próximo do local.
Após presenciar o ataque da sucuri contra o deputado, o pescador foi até uma comunidade buscar ajuda. Entretanto, ao invés de conseguir ajuda, conseguiu na verdade foi alavancar gargalhada do povo. “O povo começou a rir, e até rolaram no chão gargalhando, quando eu contei que o engolido foi um político”, disse o pescador.
A esposa do deputado foi informada do ocorrido na manhã de hoje. “Eu acho é pouco. Quem mandou ir esconder dinheiro no Mato Grosso”, disse a viúva.
Fonte: portalp1.com

Coluna 01


Traficantes presos em Abaetetuba
Em operação conjunta, as Polícias Civil e Militar, juntamente com a Ronda Tática Metropolitana (Rotconjuntaam) e Comando e Operações Especiais (COE), na tarde de hoje, 21, prenderam sete traficantes. A ação policial aconteceu no bairro de São Lourenço, em Abaetetuba, e todos os presos foram encaminhados para a delegacia local. A quantidade de drogas apreendida ainda não foi divulgada. As viaturas continuarão fazendo ronda no local e a operação policial será estendida para outros bairros e localidade de Abaetetuba.

Caixa negocia dívidas
Desde o dia 29 de abril, os clientes da Caixa Econômica Federal (CEF) que estão inadimplentes com a instituição financeira têm a oportunidade de negociar a dívida com condições especiais de pagamento. Os descontos podem chegar a 70%, dependendo do perfil da dívida, e o valor pode ser parcelado em até 12 vezes. O prazo para a negociação vai até 30 de junho nas agências. Porém, os clientes moradores da Região Metropolitana de Belém (RMB) que pretendem quitar seus débitos com a Caixa terão à disposição um espaço extra montado especialmente para esse atendimento, no primeiro andar do edifício sede do Banco, localizado na avenida Governador José Malcher, nº 2327, com o serviço funcionando sempre das 10h às 16 horas.

Municípios Verdes
Ontem, 20, no Hagar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, foi lançada a primeira campanha de combate ao desmatamento, organizada por um Estado da Amazônia: é o Programa Municípios Verdes (PMV), criado para combater o desmatamento irregular e promover o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Promovido pelo Governo do Estado, a campanha de educação e de sensibilização orienta os produtores rurais a explorar os recursos naturais de forma sustentável e dentro da legalidade. O encontro contou com a presença do governador Simão Jatene, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho que assinou a o termo de adesão da prefeitura ao programa. Ao programa já aderiram 94 dos 144 municípios paraenses. Agora, com a inclusão de Belém, o PMV deverá iniciar os trabalhos também nas áreas urbanas, tratando questões como resíduos sólidos, floristas urbanas e mobilidade.
O secretário-executivo para a coordenação do Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto, acredita que a adesão de Belém deve incentivar o interesse de outros municípios da Região Metropolitana à campanha. "A área rural de Belém é significativamente expressiva, principalmente nas ilhas. A nossa proposta é avançar no cadastro. Hoje, Belém tem 0,028% da área cadastrável cadastrada. Então, temos uma agenda grande para evoluir. Vamos articular para capacitar os fiscais para as atividades rurais nas áreas de Belém. Tenho certeza que Belém vai acabar contagiando os municípios da Região Metropolitana", disse.
Para o prefeito Zenaldo Coutinho, a adesão ao PMV é uma "realização pessoal". Ele conta que estava apressado em incluir a capital nesse "novo momento" de compreensão do meio ambiente de forma sustentável, levando em consideração a "extensa" área rural de Belém representada pelas 39 ilhas. "Temos problemas seríssimos com relação ao saneamento, lixo, cliclovias. É um olhar não somente no rural, urbano também. O olhar externo, às vezes, não enxerga pessoas, quando o meio ambiente é formado por pessoas também", discursou. "A partir de agora, com olhar rural e urbano, chamamos também a parceria do Ministério Público do Estado. Posso estar assinando um novo compromisso para consolidar o desenvolvimento e a qualidade de vida", completou.