terça-feira, 10 de maio de 2011

Chagas

Doença de chagas volta
a assustar os paraenses
No ano passado foram registrados 74 casos de doenças de chagas no Pará. Os municípios de maior incidências são Abaetetuba, Breves e Belém. Isto é, não quer dizer que são apenas nesses que a doença acontece. Também há casos registrados em Ponta de Pedras, Moju, Oeiras do Pará e Curralinho.
As autoridades de saúde do Estado já estão orientando os consumidores de açaí (fruto do transmissor da doeça) para a manipulação e limpeza antes de bater.
Já houve registro de contaminação através da bacaba e do camarão frito.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Greve

Servidores da CTBEL
anunciam paralização
Em assembléia realizada na última sexta-feira, 06, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Ctbel (Sintbel), ficou definida uma paralização das atividades dos servidores da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) nesta segunda-feira, 09, em reivindicação a mudança na redação no que se refere ao transporte.
Os empregados da Ctbel estarão presentes ao plenário da Câmara Municipal de Belém para protestarem contra o projeto de lei que visa terceirizar serviços como transporte público, operação e fiscalização de trânsito, obras e estacionamento de veículos. Assim como a retirada do projeto a parte que indica a privatização da operação e fiscalização do trânsito, o qual consta no inciso III do projeto.
A solicitação já foi requerida através do Sintbel, para que os vereadores retirem do projeto o inciso III, a qual já foi acenada positivamente pelo parlamentares que prometeram a retirada do mesmo. Para uma pressão e a certeza do fato, os servidores estarão presentes nas galerias da Câmara desde as 7 horas da manhã de hoje.

Na mira

Assembléia Legislativa do Pará
na mira do Ministério Público
As investigações dos escândalos de corrupções, desvio de verbas com pagamentos de larajas e servidores fantasma, e outros atos ilicitos praticados por servidores que ocupam cargos de confiaça, como chefes de departamentos, estourou com a prisão temporária, no segundo semestre de abril, de quatro servidores e ex-servidores.
Outro esquema usado para desvio de dinheiro na Assembleia era a de empresas de parentes de uma integrante da Comissão de Licitação como prestadora de serviços.

Já foi solicitado a quebra do sirgilo bancário pelo juiz da 1ª. Vara da Fazenda de Belém, Elder Lisboa da Costa, que deverá dar amplidade as investigações que já constam o desvio de mais de R$ 100 milhões de reais nas duas últimas décadas.
Já está finalizando o prazo para a Assembleia Legislativa do Pará enviar ao Ministério Público do Estado documentos de sete ex-presidentes, entre eles: o senador Mário Couto e o deputado federal licenciado Zenaldo Coutinho, pertencentes ao PSDB.
Entre as falcatruas dentro do Legislativo Estadual paraense constam pagamentos de salários a funcionários fantasmas ou a “laranjas”.
No momento, as investigações estão sendo averiguadas no período da administração do deputado Domingos Juvenil (PMDB) – 2007 a 2010 -, mas alcançará o periodo entre 1995 a 1996, que foi presidido pelo deputado federal (licenciado), Zenaldo coutinho (PSDB) que, desde o dia 1° de janeiro está à frente da Casa Civil do governador Jatene.